O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) investiga se a aeronave que caiu na região do Lago de Furnas, em Capitólio, fazia táxi aéreo clandestino. O acidente ocorreu por volta das 16h deste domingo (22). Quatro pessoas estavam a bordo e ficaram feridas. Veja no vídeo acima o momento da queda.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) averigua o caso e já adiantou que, para oferecer voos panorâmicos, a aeronave precisa estar registrada como táxi aéreo e o piloto ser habilitado como piloto comercial. Em relação ao caso mencionado, a aeronave acidentada estava registrada como privada, logo, não poderia ofertar serviço de voos panorâmicos. Sobre o piloto, foi informado que ele estava devidamente habilitado para operar a aeronave.
A investigação agora fica a cargo do Seripa III, que está com uma equipe em Capitólio para coletar evidências. "Não temos ainda a confirmação de que a aeronave fazia táxi aéreo. É um helicóptero privado e, portanto, não poderia fazer esse serviço. A equipe do Seripa III está explorando e pesquisando durante tudo sobre o acidente", disse o major do Seripa, Raphael Vilar.
Ainda não há uma data limite para o fim das investigações. "Se confirmado, será feita uma recomendação de voo. Ou seja, recomendaremos ações que visem a melhoria da segurança de voo. Sobre penalizações ou multas, isso fica a cargo da Anac", finalizou o major.
Ainda conforme os militares, o piloto, de 29 anos, contou que o helicóptero foi atingido por uma forte rajada de vento de cauda e que tentou evitar o acidente, mas não conseguiu.
Vítimas tiveram ferimentos leves e foram socorridas (Foto: Júnior Oliveira/Arquivo Pessoal)
Havia quatro pessoas na aeronave, segundo os Bombeiros. O piloto teve ferimentos leves, foi encaminhado à Santa Casa de Capitólio e liberado. As outras vítimas, todas de 31 anos, também sofreram ferimentos leves e foram levadas à Santa Casa de Passos, no Sul de Minas. Apenas um dos pacientes autorizou o hospital a passar o estado de saúde. Ele permanecia internado nesta segunda-feira (23). A unidade de saúde não repassou ao G1 informações sobre as outras vítimas.
A ocorrência foi encerrada na manhã desta segunda-feira (23). A Anac informou que a documentação do helicóptero estava em dia (confira a nota, na íntegra, abaixo).
Aeronave caiu segundos após decolagem, como informou o Corpo de Bombeiros (Foto: Júnior Oliveira/Arquivo Pessoal)Fonte: G1 Centro - Oeste de Minas / Anna Lúcia Siva
Fonte do Vídeo / Youtube