Já está mais do que comprovado de que um dos passos para ter um negócio de sucesso é investir em publicidade. O bom relacionamento entre o cliente e a empresa nasce a partir de uma boa comunicação, setor que envolve diversas áreas. Entretanto, antes de abordar por que é importante investir nisso, as empresas precisam entender o que é publicidade online.
Em termos simples, trata-se da divulgação de uma marca, ideia, produto ou serviço através das ferramentas disponíveis na internet. Isso pode ser feito através das redes sociais, de sites próprios da empresa ou de e-mails. O importante é garantir o investimento em publicidade na internet, já que é uma plataforma onde se concentram os mais diversos públicos. A colocação de banners com a marca da sua empresa em sites bastante acessados é uma das formas mais utilizadas de publicidade online, porém, é importante que seja feito de forma profissional.
Agora que já foi explicado o que é publicidade online, é necessário destacar por que é tão importante investir nela. Estar fora da internet é ser considerado atrasado, já que atualmente é possível fazer quase tudo através da rede mundial de computadores: comprar, elogiar, reclamar, conversar e indicar um produto ou serviço. Um dos motivos para investir em publicidade online é o fato de que grande parte da população brasileira está conectada durante bastante tempo, como vimos no início do artigo. Além disso, a criação de um público fiel é muito mais fácil através da internet, já que é possível manter contato fácil e direto com os clientes.
O ambiente digital também permite que a marca se mostre de maneira mais criativa e abordando temas que são de interesse da empresa e também do cliente. Isso mostra que aquela página criada não é apenas para promover a marca, mas também para deixar o público mais bem informado. Investir em publicidade online em sua estratégia digital é uma das formas mais eficientes de aumentar os resultados e fortalecer o vínculo com os clientes. A plataforma permite criatividade e interação de maneira mais eficaz.
A publicidade online tem como propósito influenciar a compra de produtos ou contratação de serviços por meio de anúncios na internet. Surgiu em 1993, quando foi liberado o uso da internet como meio comercial.
Com o lançamento do Mosaic em abril de 1993, surgiram os primeiros sites de publicidade, com a Microsoft e o MCI como anunciantes.