Uma performance que ocorreu durante a abertura da 35ª Mostra Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), gerou polêmica na internet. Vídeos que mostram uma criança tocando um homem nu, com o pênis a mostra, durante o evento, passaram a circular nas redes sociais na noite de quinta-feira (28). A performance foi apresentada pelo coreógrafo Wagner Schwartz.
Nas redes sociais, internautas criticaram a exposição, comentando que ela seria "sem noção" e que a interação da criança com o coreógrafo foi "um absurdo".
A performance, de nome La Bête, é inspirada em esculturas da série Bichos, de Lygia Clark. Sobre tal, o museu descreve em seu próprio site que o coreografo "torna-se um Bicho de Lygia Clark e pode ser manipulado pelo público". O MAM se pronunciou sobre a polêmica ainda na noite de quinta-feira, por meio de um post na página do Facebook do museu.
Em nota, o museu explica que tem o costume de sinalizar as exposições e performances com tema "sensível à restrição de público", além de informar que a apresentação do coreografo não tinha teor erótico. O MAM ressalta ainda que a menina estava acompanhada da mãe durante a exposição.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance 'La Bête', que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em apresentação única.
A sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística, seguindo o procedimento regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes quanto a temas sensíveis