O Serviço de Controle de Endemias de Santa Adélia (Sercesa) continua com as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Esta semana, os agentes limparam as coberturas de todos os pontos de ônibus da cidade. Outros lugares públicos, como praças e prédios são vistoriados constantemente pelos agentes.
"A Prefeitura realiza estas limpezas, além das vistorias casa a casa, mas precisamos da colaboração de toda a população para combater o mosquito", disse a coordenadora do Sercesa, Fernanda Bolognini Franco.
Fernanda pede a ajuda da população porque em janeiro, o Sercesa realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que é medida através de amostragem de imóveis para obtenção de índices de infestação e informações sobre os recipientes encontrados. Em Santa Adélia, o índice é de 2,6%, acima do índice permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. "Por isso pedimos que a população fique em alerta e que mantenha os quintais limpos", lembra a coordenadora.
Segundo Fernanda, os recipientes em que mais larvas foram encontradas são: bebedouros de animais, pneus, pratos de plantas, ralos internos, vasos sanitário e recipientes que podem ser descartados como latas e plásticos.
"Pedimos, mais uma vez, a colaboração de todos em manter os quintais limpos, sem lugares onde possa acumular água. Estamos em uma época com muitas chuvas, e qualquer quantidade de água parada serve para o mosquito depositar seus ovos. Esta é uma luta de todos nós, por isso, todos devem fazer a sua parte", finalizou Fernanda.
Fonte / http://www.santaadelia.sp.gov.br/
Por: Patricia Cavalini