O temporal que atingiu a Baixada Santista neste domingo (28) provocou quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. O maior número de ocorrências foi registrado em Santos, São Vicente e Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil de Santos, as rajadas de vento chegaram a 150 km/h na Ponta da Praia. Em São Vicente, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore.
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) informou que uma árvore de grande porte caiu sobre uma das linhas de transmissão que alimenta três subestações da companhia, ocasionando o desligamento de clientes de Santos e São Vicente. "Equipes da CPFL estão trabalhando para realizar o restabelecimento dos clientes a mais breve possível", afirma, em nota.
Aproximadamente uma hora depois, a companhia informou que as subestações afetadas foram religadas e a energia de Santos e São Vicente foi restabelecida. Moradores que tiverem problemas na rede elétrica podem entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800 010 2570.
Já a distribuidora de energia Elektro informou que 29 mil clientes de Itanhaém, Peruíbe, Guarujá e Bertioga estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido.
O temporal também afetou as travessias de balsas e barcas entre Santos e Guarujá, que foram interrompidas durante uma hora.
Na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, a árvore da Praça Carlos Antonio Menon caiu sobre dois ambulantes que se abrigavam da chuva. De acordo com a prefeitura, uma idosa morreu no local e um ambulante de 72 anos foi encaminhado ao Hospital Municipal de São Vicente com ferimentos e hematomas, mas está consciente, fez raio-x e será avaliado pelo ortopedista e cirurgião geral.
A Defesa Civil do município informou que atendeu a outros chamados sobre queda de árvores na Rua Freitas Guimarães, no Boa Vista; Rua Campos de Bury, no Parque Bitaru; Rua Ipiranga com Praça Bernardino de Campos, e na Praça Barão do Rio Branco, no Centro.
Em São Vicente, SP, a árvore da Praça Carlos Antonio Menon caiu sobre dois ambulantes que passavam pelo local — Foto: Bruno Maraccini
Em Santos, um homem de 35 anos foi atingido por uma árvore na rua Pedro Gonçalves Borges, no José Menino. Ele foi resgatado pelo SAMU em estado estável e encaminhado para a Santa Casa de Santos.
Também foram registradas quedas de árvores nas ruas Pérsio de Queirós Filho, na Encruzilhada; Oswaldo Cochrane, no Boqueirão; Jurubatuba, na Aparecida; e na rua Pernambuco, no Gonzaga. Ao menos seis bairros estão sem luz: Rádio Clube, Marapé, Aparecida, Campo Grande, Gonzaga e Pompeia.
De acordo com Defesa Civil do município, a velocidade dos ventos na Ponta da Praia, por volta das 16h28, foi de 82km/h com rajadas de 150km/h. A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) informou que há mais de 20 locais com problemas por conta de quedas de árvores. Entre os pontos obstruídos, estão: Avenida Afonso Pena (sentido Ponta da Praia) com a rua Felipe Camarão; Canal 4 com a Avenida Pedro Lessa, sentido praia/cais e Rua Guaiaó com Rua Guaibê. Há vários semáforos apagados por falta de energia elétrica.
A empresária Marli Medina, moradora do bairro Gonzaga, informou ao G1 que a queda de uma árvore na Rua Pernambuco ocorreu por volta das 15h. De acordo com ela, o vento estava tão forte que ela ficou com medo de quebrar os vidros da sacada do prédio em que mora. "Minha sacada é com vidros e os ventos deram muito medo. Meu neto ficou muito assustado", relata.
Em Guarujá, os Bombeiros foram acionados para atender ocorrências de quedas de árvores nos bairros Jardim Belmar e na Vila Santa Rosa. Em Cubatão, de acordo com a prefeitura, houve pontos de queda de energia, mas a rede já foi restabelecida. Até o momento, não foram registradas outras ocorrências.
Na Santa Casa de Santos, parte do telhado desabou em decorrência do temporal. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ninguém ficou ferido e as equipes de manutenção estão no local resolvendo a situação.
Em Praia Grande, parte do teto do Litoral Plaza Shopping também desabou. O acidente ocorreu por volta das 16h30, segundo relatou uma funcionária. De acordo com ela, ninguém ficou ferido. "Começou a pingar e eles isolaram a área, porém, quando o teto caiu, muitas pessoas estavam passando no local. Houve tumulto e correria porque ninguém sabia até que ponto chegaria esse desabamento", diz. O G1 entrou em contato com a assessoria do shopping, mas até a última atualização desta reportagem não recebeu retorno sobre o assunto.
Parte do telhado da Santa Casa de Santos desabou em decorrência do temporal — Foto: Reprodução
Parte do teto do shopping de Praia Grande desabou devido à forte chuva — Foto: Reprodução
Queda de árvore no bairro Vila Santa Rosa, em Guarujá, SP — Foto: Reprodução
Árvore destruiu parte da calçada da Rua Jurubatuba, na Aparecida, em Santos, SP — Foto: Vanessa Rodrigues
Árvore gigante despencou na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, SP — Foto: Renata Morgado
Fonte / Por G1 Santos