noticias Seja bem vindo ao nosso site WEB TV SA / INFORMAÇÃO / ENTRETENIMENTO !

POLÍTICA

Senado aprova projeto que permite saque do FGTS a quem pede demissão

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou um projeto que permite o saque do FGTS a quem se demite. Projeto agora vai para apreciação na Câmara

Publicada em 11/04/18 às 18:10h - 1604 visualizações

WEB TV SA / INFORMAÇÃO / ENTRETENIMENTO


Compartilhe
Compartilhar a noticia Senado aprova projeto que permite saque do FGTS a quem pede demissão  Compartilhar a noticia Senado aprova projeto que permite saque do FGTS a quem pede demissão  Compartilhar a noticia Senado aprova projeto que permite saque do FGTS a quem pede demissão

Link da Notícia:

Senado aprova projeto que permite saque do FGTS a quem pede demissão
 (Foto: WEB TV SA / INFORMAÇÃO / ENTRETENIMENTO )

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto de Rose de Freitas (MDB-ES) que permite o saque integral da conta vinculada ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em caso de pedido de demissão do trabalhador. Hoje, o FGTS só pode ser sacado em caso de demissão quando não há justa causa.

O PLS (Projeto de Lei do Senado) nº 392 aprovado na CAS é terminativo, ou seja, tem valor de uma decisão da Casa e poderá seguir diretamente para análise da Câmara dos Deputados, se não for apresentado, em cinco dias úteis, recurso ao presidente do Senado para votação no plenário.

O relator do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), disse em seu relatório que o PLS  visa corrigir uma séria distorção, porque estende também à vontade do trabalhador a possibilidade de acesso ao saque e "confere uma segurança maior ao segurado em um momento de extrema vulnerabilidade."

LEIA TAMBÉM: Recuperação da economia fica "morna" com crédito caro e falta de empregos

"Hoje, apenas por força da vontade do empregador, ou por situações, em geral, alheias à vontade do trabalhador, é possível o saque", afirmou.

O texto atual da CLT - fruto da reforma trabalhista em vigor desde novembro - já conferiu ao trabalhador 50% do aviso prévio e da multa do FGTS e saque de 80% do saldo do FGTS em caso de demissão em comum acordo.

Outros projetos tramitam no Congresso para autorizar o saque em demais situações.

O senador Eduardo Amorim (PSC-PE) quer permitir o saque do fundo para pagamento de empréstimo consignado, de curso de nível superior ou cirurgias essenciais para à saúde. O projeto aguarda designação de relatos na CAE  (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. 

A proposta do senador Lasier Martins (PSD-RS) quer permitir o saque no FGTS para o pagamento de pensão alimentícia. Pelo texto, o dinheiro só pode ser retirado com autorização da Justiça quando o trabalhador não tiver recursos financeiros. O texto está em análise pela CAE.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

  17997226823

Visitas: 3217875
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - WEB TV SA / INFORMAÇÃO / ENTRETENIMENTO - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!